top of page
  • Foto do escritorNutricionista de Sá

Veja o que está por trás da seletividade alimentar

Mamusca, comer não é algo fácil , para nós adultos até parece, mas não é mesmo!!

Alimentação é uma experiência multisensorial, a qual precisamos utilizar os nossos 8 sentidos ( visual, olfativo,oral, tatil, auditivo, vestibular, próprioceptivo, interoceptivo) e 46 músculos e nervos.

Algumas crianças apresentam problemas sensoriais, possuindo dificuldade no ato de comer.


Estes sistemas são responsáveis pela base de processos complexos como aprendizagem, falar, andar, comer e são responsáveis pelo desenvolvimento emocional.


O principal problema da seletividade é a falta de competência, quando muitas crianças não comem, não porque não querem, mas porque não conseguem realizar o ato.


Se o seu filho possui seletividade alimentar é importante levá-lo a um profissional qualificado para avaliação antes de começar as tentativas e erros, evitando assim que o mesmo entre no ciclo da recusa alimentar.



Uma coisa que é muito importante você entender, é que a que a recusa alimentar não vem do nada, ela é apenas a ponta que conseguimos ver do iceberg, mas lá no fundo do oceano, que no caso é o seu pequeno, pode existir diversos fatores que fazem o seu pequeno não aceitar os alimentos.


E é por isso que sempre falo que não é fácil fazer o seu pequeno voltar a comer. O primeiro passo é você entender as possíveis causas desta recusa, e muitas vezes você não vai conseguir ver sozinha, e está tudo bem.


Nos casos mais "simples" só ajustando a rotina do pequeno pode fazer ele comer, mas como sempre falo, nem todas as crianças são iguais. Em casos mais "complicados" precisamos de uma equipe multidiciplinar (Equipe com profissionais de várias áreas) para achar as causas e trata-las. ⠀⠀ Comer não é um ato fácil, a criança precisa de confiança para comer, será que é isto que está faltando no seu pequeno?


Seu pequeno não vai conseguir se alimentar adequadamente se estiver sentindo dor na barriguinha ou na garganta ao comer ou logo depois que come, se ela não consegue sentir o sabor e cheiro dos alimentos, se quando ela vai comer, se lembra de coisas ruins, se ela não está com fome ou está com fome demais e acredita que só o leite vai matar a fome, são várias as situações. Por isso é fundamental buscar um profissional capacitado, que conseguirá ter uma visão ampliada da recusa alimentar do seu filho. Com essas informações, quero que você tire das costas o peso de achar que é culpada pelas dificuldades alimentares do seu pequeno e te encorajar a buscar ajuda o quanto antes. Pois quanto mais cedo você fizer isso, melhores serão os resultados!


Qualquer dúvida e se precisar de ajuda com a alimentação do seu pequeno, fico a sua disposição!



Nutricionista Thais de Sá- CRN3- 49869

14 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page