top of page
  • Foto do escritorNutricionista de Sá

Alergia alimentar. Como identificar?


Coceira nos olhos e nariz, uma dermatite ao redor da boca ou pelo corpo que não desaparece, espirros, tosse, placas avermelhadas pelo corpo, refluxo e até sangue nas fezes podem ser sintomas de alergia alimentar.


Sabia?


Estima-se que de 6 a 8% das crianças com menos de 3 anos de idade já tiveram algum sinal de alergia alimentar.


A alergia alimentar é uma reação adversa a determinados alimentos. Essas crises envolvem o sistema imunológico e tem apresentação clínica variável, que pode surgir na pele (urticária, inchaço, coceira, eczema), sistema gastrintestinal (diarreia, dor abdominal e vômitos) e respiratório (como tosse, congestão nasal, rinite, rouquidão e chiado no peito).


Nas crianças pequenas, pode ocorrer a perda de sangue nas fezes, o que vai ocasionar anemia e atraso no crescimento.


Você sabe se o seu filho é alérgico a algum alimento?


Você já parou para pensar que muitas vezes nós mesmos não sabemos que somos alérgicos? Agora imagina só o seu pequeno que ainda não experimentou tantos alimentos.


Qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. Mas alguns tem maior potencial alergênico e são eles: o leite de vaca, o ovo, a soja, o trigo, o peixe e os crustáceos.


Além disso, os alimentos podem provocar reações cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo indivíduo. Por exemplo: o paciente alérgico ao camarão pode não tolerar outros crustáceos. Da mesma forma, pacientes alérgicos ao amendoim podem também apresentar reação ao ingerir a soja, ervilha ou outros feijões.


Por isso, é muito importante avisar as pessoas que não são os responsáveis de uma criança, que não ofereçam comida para ela sem perguntar primeiro aos pais, pois ela pode ser alérgica a algum alimento.


Nutricionista Thais de Sá - CRN 3 49869

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page